domingo, 29 de novembro de 2020

Alvarinho, coisa de homens

São mais de 270 alvarinhos registados neste projeto - quantos tiveram mulheres como enólogas? Que me recorde, nenhum; pela consulta das fichas também não cheguei lá.

O alvarinho parece terra de homens, em que 'menina não entra'.

De Anselmo Mendes a António Luis Cerdeira, de Paulo Rodrigues a Abel Codesso, de Miguel Queimado a Jorge Sousa Pinto só encontramos homens!

Há algumas mulheres a produzir alvarinho, como Joana Santiago (Quinta de Santiago), mas quando se trata de criar os vinhos, Joana chama Abel Codesso ou outros enólogos. Leonor Rodrigues é a cara do Terras de Real, mas José António Gonçalves e Abel Codesso os enólogos.

Para quando o primeiro alvarinho feito por uma mulher?



Atualizo a 18/3 Em Monção, serão poucos aqueles que já terão ouvido falar deste grupo. No entanto, a familiaridade ficará mais forte ao explicarmos que a empresa Falua é a filial do grupo em Portugal. À frente desta última, está… Antonina Barbosa, premiada e reconhecida enóloga natural de Monção. https://www.radiovaledominho.com/moncao-vem-ai-um-tubarao-frances-investir-no-alvarinho-traz-moncanense/  


Sem comentários:

Enviar um comentário

Foral de Monção Reserva (2017): nota não atribuída

Esta 'mania' de querer beber os alvarinhos o mais tarde possível tinha de dar nisto: apanhei um Foral de Monção Reserva 2017 a camin...

Textos mais vistos