sábado, 26 de abril de 2025

Génese (2024): 8/10

Génese é o primeiro alvarinho produzido por António Luís e Manuel Cerdeira, pai e filho, que dão corpo ao projeto Vinevinu.

A Feira de Melgaço, que decorre até amanhã, serviu de montra e de lançamento de um vinho que nunca teria um nascimento fácil: depois de ter inventado praticamente todos os alvarinhos do Soalheiro, que poderia António Luís fazer de novo? Mais do mesmo? Escolher um dos seus filhos anteriores e explorá-lo?

Quem o conhece sabe que isso nunca aconteceria. Por todas as razões e mais uma, este Génese teria de ser um vinho diferente, mesmo tratando-se de um colheita.

E conseguiram-no.

O primeiro passo foi escolher vinhas de altitude, em Estivadas (Melgaço), onde podem ser colhidas a 500 metros - essa é (parte d)a explicação para um vinho que tem apenas 12,2º de alcool (12,5º na garrafa).

Depois a aposta na fermentação malolática, que vai trazer um sabor mais suave e cremoso ao vinho. Apesar de reduzir a acidez málica (própria da uva),  a acidez final está bem presente e até surpreende.

Apesar de ter 20% de barrica, não encontrei sinais de madeira. 

Os Cerdeiras dizem que este é um vinho para boca, para a restauração. Acho que o conseguiram. E, sobretudo, têm um vinho diferenciador, o que não é fácil neste contexto.

Relação preço-qualidade: muito boa.

Ano da produção: 2024
Data de compra: abril 25
Preço de compra: oferta do produtor (€12 online)
Local de compra/prova: Feira do Alvarinho 2025, Melgaço
Data de consumo: abril 25
Produtor: Vinevinu
Localidade: uvas de Melgaço
Enologia: António Luís e Manuel Cerdeira
Acidez Total (g/dm): 5.4
Açúcar residual (g/L): seco
Teor Alcoólico (%vol): 12,5º
Método de vinificação, segundo o produtor: "elaborado a partir de vinhas selecionadas no declive da montanha. A vinificação assume o lote entre a fermentação lenta em inox com malolática parcial e o estágio de 20% em Barricas Mixtus, barricas que na sua construção possuem madeiras de origem diferente."
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 8/10
Primeiro copo servido a: ?
Acompanhou: 
Pode acompanhar por exemplo:
(474)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Pequenos Rebentos Espumante Bruto Cuvée (2021): 8/10

É o primeiro espumante de alvarinho que Márcio Lopes produz. E, num mercado que já está muito bem ocupado, Márcio quis fazer algo diferente....

Textos mais vistos