sexta-feira, 1 de agosto de 2025

O principal evento de albariño (que nos devia inspirar)

O Conselho Regulador da Denominação de Origem Rias Baixas faz coincidir a grande feira do alvarinho, por estes dias a decorrer em Cambados, Pontevedra, com um evento que merecia ser replicado em Portugal: o Túnel del vino.

Quase 200 produtores expõem os seus vinhos, podendo fazer-se representar com mais do que uma referência. Durante três dias são organizadas diversas sessões (90 minutos) em que profissionais e profissionais podem provar o que entenderem. Há também um concurso. Por €25. Num ambiente muito agradável, com a presença de um sommelier, etc - no fundo, tudo o que não temos em Melgaço ou Monção.

Pelo que percebo os produtores aderem em massa, sendo uma forma de muitos deles, com produções de menos de 5000 garrafas, darem nas vistas junto de quem os pode encomendar.

A maior parta são vinhos do ano (2024), mas o mais antigo era de 2011! Faz tudo parte do mesmo bilhete.


Estes foram os meus três preferidos.

PS - uma nota a desenvolver depois: dá para perceber que o alvarinho português está muito mais desenvolvido ao nível da vinificação do que do outro lado do rio Minho: por lá, mais de 90 % são vinhos em inox com battonage e borras. Ou seja, demasiado iguais. Nos espumantes isso ainda é mais visível.




Sem comentários:

Enviar um comentário

O principal evento de albariño (que nos devia inspirar)

O Conselho Regulador da Denominação de Origem Rias Baixas faz coincidir a grande feira do alvarinho, por estes dias a decorrer em Cambados, ...

Textos mais vistos