Há cinco anos iniciei este projeto que, 353 vinhos depois, segue basicamente os mesmos pressupostos: registar da forma mais independente possível (com informações, nota e alguma crítica) todos os alvarinhos produzidos em Portugal, num elogio a uma das melhores castas de vinho branco do mundo.
Assinalo os cinco anos escolhendo 5 vinhos (por razões diferentes, como se vai ver):
5º Soalheiro Clássico (é virtualmente impossível fazer um alvarinho melhor a menos de 10 euros).
4º Santigo na Ânfora do Rocim (pela experimentação, pela ousadia, pelo rasgo e, claro, pelo notável resultado final)
3º Dom Ponciano Espumante Extra-Bruto (provavelmente o melhor espumante de alvarinho feito em Portugal - e não é fácil, já que há cada vez mais e melhores)
2º Soalheiro Reserva (peçam-me para escolher um alvarinho para o almoço de logo e eu levo este Soalheiro Reserva - acho que pode ser ser qualquer comida!)
1º Rascunho Colheita Tardia (Sweet) (já tive oportunidade de escrever que este é o melhor alvarinho que alguma vez bebi. A explicação está aqui. A indicação 'sweet' é para o diferenciar do seu irmão 'dry', também muito bom, mas diferente)
Isto é um serviço público sem subserviência. Houvesse iniciativas destas para outros vinhos e não se comprava '' gato por lebre''.
ResponderEliminarMeu comentário é apenas para elogiar o vosso excelente trabalho. Sigo estas orientações para consumo e tenho me dado muito bem com os resultados. Sou leigo no assunto, mas bebedor rotineiro, e aqui eu encontro as informações mais seguras relativamente a Alvarinhos. Parabéns!
ResponderEliminar