domingo, 23 de janeiro de 2022

Quinta de Setas (2020): 7/10

Ouvi falar deste Quinta de Setas pela primeira e única vez no guia de João Paulo Martins.

Tentei saber mais - não foi fácil, já que nem no Museu do Alvarinho em Monção me souberam ajudar - mas ao fim de algum tempo obtive resposta do produtor, um médico veterinário da Bairrada que em 1988 adquiriu esta Quinta de Setas em Ceivães. "Apesar da nossa família estar ligada à Vitivinicultura há muitos anos, só em 2020 decidimos 'profissionalizar' este projeto e, portanto, estamos a dar os primeiros passos", pelo que esta é uma novidade absoluta.

E para quem está a começar, os resultados são bastante positivos. Um alvarinho de perfil clássico, claramente cítrico, agradável de beber e com uma acidez bastante interessante. Tenho algumas dúvidas sobre o resultado do estágio em barricas de carvalho francês durante dois meses (mais batonnage) - não será pouco tempo?

Na análise que faz ao vinho, João Paulo Martins acentua que, com estas características, o Quinta de Setas tem tudo para evoluir bem em garrafa. Vou (tentar....) guardar a outra garrafa que o produtor teve a amabilidade me oferecer para daqui a uns anos!

Relação preço-qualidade: o produtor recomenda um pvp de €12, que está um ou dois euros acima dos vinhos de referência na mesma gama.

Ano da produção: 2020
Data de compra: janeiro 22
Preço de compra: oferta do produtor, já que referência relativa a 2020 está esgotada [pvp recomendado €12]
Local de compra: 
Data de consumo: janeiro 2022
Produtor e Engarrafador: Ângelo Gomes Fernandes
Localidade: Ceivães, Monção
Enólogo: Élio Barreiros
Acidez total: 6,8º
Açúcar Residual: < 1.5 g/dm3
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 7/10
Primeiro copo servido a: 14/15º
Passou pelo arejador? Não
Acompanhou: 
Pode acompanhar por exemplo: risotto de berbigão
(321)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Alvarinhos e doces, um casamento difícil

Uma das curiosidades das duas feiras do alvarinho (a de Melgaço, que hoje termina, e a de Monção) é a oferta de uma série de produtos deveri...

Textos mais vistos