quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Bagagem de Mão (2023): 7/10

Provei, pela primeira vez, este vinho na Feira de Monção deste ano, acabadinho de engarrafar. Pareceu-me, e Luís Moreira concordou, que precisava de mais tempo para 'estabilizar' e 'crescer'. E por isso guardei esta garrafa durante meio ano. Está, indiscutivelmente melhor. Mas estará ainda melhor daqui a dois/três anos, nomeadamente - acredito - na acidez final.

O que mais distingue este Bagagem de Mão (irmão mais novo do Bagagem) é a sua mineralidade. Os aromas são sobretudo cítricos e vegetais, mas na boca apresenta uma forte mineralidade, potenciada pela forma como foi vinificado. Veja-se o reduzido teor de açúcar residual.

Numa região em que a esmagadora maioria dos vinhos tende a ser iguais, frutados, além da acidez muito personalizada, este vinho de Luís Moreira distingue-se. E enriquece a oferta da (sub)Região Monção e Melgaço.

Relação preço-qualidade: boa.

Ano da produção: 2023
Data de compra: julho 24
Preço de compra: Oferta do produtor (€14,9 na Garrafeira Nacional)
Local de compra: 
Data de consumo: novembro de 24
Produtor: Luis Moreira
Localidade: Uvas de Monção, engarrafadas por Lua Cheia - Saven, Ílhavo
Enologia: Luis Moreira
Acidez Total (g/l): 6,9 g/l 
Açúcar residual (g/l): 0,49
Teor Alcoólico (%vol): 12,5º
Método de vinificação, segundo o produtor: "Vindima realizada manualmente, 12 horas de maceração pelicular com controlo de temperatura. Fermentação com leveduras indígenas em cuba de inox, seguido de um estágio sobre borras finas com bâtonnage regular."
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 7/10
Primeiro copo servido a: 12º
Acompanhou: massada de salmão
Pode acompanhar por exemplo:
(458)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bagagem de Mão (2023): 7/10

Provei, pela primeira vez, este vinho na Feira de Monção deste ano, acabadinho de engarrafar. Pareceu-me, e Luís Moreira concordou, que prec...

Textos mais vistos