domingo, 25 de fevereiro de 2024

Firmamento (2022): 6/10

Começo por algo que, para mim, é difícil de entender: uma empresa de S. João da Pesqueira (Firma, Viticultores & Viticultores) comprou vinho na subregião de Monção e Melgaço e lançou este Firmamento - até aqui tudo bem.  Mas qual é a origem deste vinho? 'Monção & Melgaço' é uma região suficientemente vasta para precisar de mais detalhe. Monção ou Melgaço? E quem é o produtor?

Trata-se de uma questão de respeito e, como agora se diz, de 'accountability' pelo consumidor. Esta falta de transparência pode, no limite, fazer um consumidor mais atento hesitar.

Esta é uma preocupação que venho manifestando desde a origem desta página. Penso que a Comissão dos Vinhos Verdes deveria dar o exemplo e ser mais exigente.

Quanto ao vinho: vale sobretudo pelo final, com boa acidez e bastante frescura. Um vinho agradável (perfil cítrico), leve de se beber.

Relação preço-qualidade: sendo mais caro do que o Deu la Deu, Regueiro, Portal do Fidalgo, QM e Soalheiro  (os cinco mosqueteiros da frente de ataque da subregião), a pergunta é: quem vai comprar este vinho?

Ano da produção: 2022
Data de compra: fevereiro 24
Preço de compra: €12 
Local de compra: El Corte Inglés
Data de consumo: fevereiro 24
Produtor: ? [Engarrafado por Firma, Viticultores &Viticultores, S. João da Pesqueira]
Localidade: ?
Enologia: Constantino Ramos
Acidez Total (g/l): 6,3 g/L (ácido tartárico)
Açúcar (g/l) 1 g/L (glucose, frutose e sacarose)
Teor Alcoólico (%vol): 13º
Método de vinificação, segundo o produtor: "A colheita das uvas é precoce para obtermos uma frescura aromática e única. Prensagem suave em prensa pneumática, seguida de uma fermentação longa a baixa temperatura para preservar os aromas varietais da casta. Estágio em inox de 6 meses com bâtonnage regular"
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 6/10
Primeiro copo servido a: 12º
Acompanhou: risotto de alheira
Pode acompanhar por exemplo:
(422)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Alvarinhos e doces, um casamento difícil

Uma das curiosidades das duas feiras do alvarinho (a de Melgaço, que hoje termina, e a de Monção) é a oferta de uma série de produtos deveri...

Textos mais vistos