Para assinalar o 5º aniversário da Valados de Melgaço, Artur Meleiro 'perdeu a cabeça' e fez um vinho que uma empresa com cinco anos (em princípio) não faria: um grande reserva com estágio em cubas de inox (com “bâtonnage”) durante 46 meses, a que acresce mais meio ano na garrafa em garrafa.
Mas ainda bem que o fez.
Este Valados de Melgaço 5º aniversário Grande Reserva é um vinho excelente, que conjuga muito bem as notas de fruta (sobretudo cítricas) com uma acidez insinuante e um final que se prolonga com grande prazer.
Tendo sido provado sem comida, na Essência do Vinho, fiquei com a ideia de que ainda pode proporcionar melhores sensações, se bem acompanhado (um peixe no forno? marisco grelhado? um polvo à lagareiro?)
[porque a feira abrira entretanto, o vinho foi provado primeiro a 15º de temperatura e não me pareceu 'em forma'; voltei 30 minutos depois e, já a 12º, revelou-se muito diferente]
Relação qualidade-preço: caro, mas aceitável, para um vinho que (quem consegue esperar tanto tempo'?...) daqui a cinco anos ainda estará melhor!
Ano da produção: 2016Data de compra:
Preço de compra: pvp de €39,90
Local de compra: provado na Essência do Vinho 2022
Data de consumo: abril 2022
Produtor e Engarrafador: Valados de Melgaço
Localidade: Peso, Melgaço
Enólogo: ?
Acidez total: 7,1º (g/l)
Açúcar Residual (g/l): menos do que 1,5 gramas
Quantidade de garrafas consumidas:
Pontuação: 8/10
Primeiro copo servido a: 15º
Passou pelo arejador? Não
Acompanhou:
Pode acompanhar por exemplo: ver texto acima
(334)
Sem comentários:
Enviar um comentário