sábado, 5 de agosto de 2023

Cambados vs Monção

Termina amanhã em Cambados a maior feira do alvarinho das Rias Baixas.

A comparação com Monção é inevitável, até pelos pontos em comum: produtores vendem o seus vinhos (ao copo ou à garrafa) em stands espalhados ao longo de uma rua, onde há mesas para o pessoal 'pinchar' (também se vende comida na rua paralela) e beber/conviver.

Mas também existem diferenças: Monção parece cada vez mais apostada em ser uma 'wine party', o que significa que o negócio se faz a partir do fim da tarde e sobretudo durante a noite (sendo que 1/3 são provas, grátis...).

Neste sentido há diferenças que, na minha opinião, fazem de Cambados um modelo que Monção (ou até Melgaço) poderia repetir: no Túnel del Vino podem provar-se mais de 160 vinhos por 20 euros (e encontrei lá alguns mesmo muito bons), além de um concurso para premiar os melhores alvarinhos.

Isto significa, da parte da organização, um esforço de valorização do vinho e não a sua banalização, o beber por beber, o beber até cair [esperemos sinceramente que não, mas quando um dia houver um caso grave de coma alcóolico em Monção vamos finalmente acordar para a realidade].

(exemplo de excelentes vinhos que se podem beber no Túbel del Vino)





 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Feira do Espumante de Alvarinho de Melgaço numa encruzilhada

Mais uma vez voltei a Melgaço, para vistar a Feira do Espumante. No geral, mantenho as observações  feitas em 2022 (poucos produtores, muito...

Textos mais vistos