quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Alvarinho Nórtico, o mistério

A primeira vez que ouvi falar do Nórtico foi em 2021 quando recebeu a medalha de prata do Concurso de Vinhos Verdes. Percebi, na altura, que era um vinho produzido pela Adega de Monção para ser vendido no mercado internacional (Estados Unidos, sobretudo).

Mais recentemente descobri que afinal o vinho também se vende em Portugal (online) e que são dois e não um (colheita e reserva).

Tentei comprar, mas sem resultados. Como se o site não funcionasse (coincidência ou não, a última publicação no Instagram é de 2023...).
Pedi a um amigo para fazer o mesmo, despistando eventuais problemas, mas novamente sem resultados.
Honestamente não percebi o que se passou (até porque o site está em português e os preços em euros). Este texto, de julho deste ano, na Forbes, mostra que o negócio está ativo.

Fiquei contudo a saber que as uvas destes dois Nórticos têm origem em Monção & Melgaço (onde?) e que o enólogo é o espanhol Alberto Orte, que faz vinhos noutras zonas da Península Ibérica. O vinho aparece à venda em sites internacionais (outro exemplo). 

Apenas um enorme amadorismo? 


Sem comentários:

Enviar um comentário

"No entiendo como un blanco [albariño] de este nivel cuesta menos de 20 euros". Eu também. Mas ainda bem...

 Leitor regular da Esquire , comecei por ouvir falar deste vinho num artigo que se chamava " Este vino Albariño de 95 puntos Parker cue...

Textos mais vistos