Embora se trate apenas de uma escolha, ou seja 'vale o que vale', como se diz sempre nestes casos, ninguém em Portugal ficou indiferente ao facto da Food & Wine ter escolhido o Contacto 2022 como o melhor vinho (branco) do mundo. Tratando-se de um alvarinho, muito mais justificada a (minha e não só) atenção.
Começo por dizer que, quaisquer que sejam os 'mas...' que se associem à escolha, este é um motivo de orgulho. A revista tem prestígio internacional e colocar um alvarinho como melhor vinho do mundo (na verdade, quando se lê percebe-se que é o melhor vinho branco do ano) deveria levar Marcelo Rebelo de Sousa a condecorar Anselmo Mendes (já o fez por muito menos).
É o melhor vinho do mundo? Claro que não. O próprio Anselmo tem vinhos muito melhores.
O autor da escolha justifica a escolha também com o preço ("Este branco português de Anselmo Mendes é elegante e mineral, com muito mais nuances do que seria de esperar pelo preço e ganha o prémio de meu vinho branco favorito do ano") na medida em que é o mais barato dos 15 selecionados.
Voltei, por causa disto, a provar o Contacto, colheita 2023. Gosto da sua acidez, que não achei excessiva, com um perfil cítrico e mineral. Além do mais penso que o bebi cedo demais (está um vinho muito jovem).
O preço tem vindo a subir ao longo dos últimos anos.
Ano da produção: 2023
Data de compra: janeiro 2025
Local de compra: Auchan
Preço de compra: €11,95
Data de consumo: janeiro 2025
Produtor: Anselmo Mendes
Localidade: Melgaço
Enólogo: Anselmo Mendes
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 7/10
(30)
Contacto 2015