segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Pequenos Rebentos (2024): 7/10

Já vamos ao vinho, primeiro queria falar-vos do sítio onde o bebi: um novo restaurante em Melgaço, chamado 5Sentidos, liderado pelo chef Álvaro Costa. Como não podia deixar de ser a ligação ao alvarinho é forte, com uma carta muito completa, onde não faltam aquilo que designam por "Os grandes alvarinhos de Melgaço".


Talvez os preços pudessem ser um pouco mais baixos, sobretudo nos colheitas (ter sempre alguns a €15, como forma de promoção do produto local), mas o único reparo que quero fazer é que, se a casa pede sofisticação, a lista de vinhos deveria acompanhar. Com o quê? Com o ano de produção do vinho.

E foi precisamente por não ter essa informação que acabei por beber o último Pequenos Rebentos (2024), que - sem surpresa - me pareceu muito novo. A acidez e a fruta estão lá (o aroma está bem presente), mas daqui a seis meses estará melhor. Daqui a dois anos nem se fala.

Ano da produção: 2024
Data de compra:
Preço de compra: €19.95
Local de compra: Bebido no Restaurante 5Sentidos, Melgaço
Data de consumo: novembro 2025
Produtor: Márcio Lopes
Localidade: Monção e Melgaço
Enólogo: Márcio Lopes
Acidez Total (g/dm3):
Açúcar residual:
Teor Alcoólico (%vol): 13º
Método de vinificação segundo o produtor: "os cachos foram desengaçados e as uvas sofreram maceração durante 8 horas, precedida de uma prensagem ligeira e decantação de 48 horas. Fermentou a temperatura controlada (18º-23ºC) durante 15 dias. ," segundo o produtor
Aberto quanto tempo antes: 10 minutos
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 7/10
Primeiro copo servido a: 10º?
Acompanhou: polvo no forno
Pode acompanhar por exemplo:
(58)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pequenos Rebentos (2024): 7/10

Já vamos ao vinho, primeiro queria falar-vos do sítio onde o bebi: um novo restaurante em Melgaço, chamado 5Sentidos, liderado pelo chef Álv...

Textos mais vistos