quarta-feira, 10 de maio de 2023

Adega de Ponte da Barca Reserva dos Sócios Casco de Castanho (2019): 7/10

Várias coisas a dizer sobre este vinho:

A primeira, a menos importante, é o nome: Adega de Ponte da Barca Reserva dos Sócios Casco de Castanho não é muito fácil de fixar e trata-se de uma versão reduzida de Adega Cooperativa de Ponte da Barca Edição Comemorativa dos 50 Anos, Reserva dos Sócios Casco de Castanho!

A segunda: inexplicavelmente, os alvarinhos em madeira estão a perder fulgor e a Adega de Ponte da Barca tem duas variedades, estágio em madeira de castanho e em madeira de carvalho. Se esta última opção é a mais comum, a primeira é diferente do que existe e, por isso, inovadora - o que, neste espaço, sempre se saúda.

Agora o vinho: as duas marcas distintivas são a madeira, bem percetível, e a acidez, o que é ótimo. No nariz tem personalidade. Senti falta de sabores secundários resultantes do estágio em madeira, sobretudo notas mais tropicais.

Relação preço-qualidade: desconhece-se o tempo de estágio. Compara com aquele que é a referência neste capítulo, o Soalheiro Reserva, e não fica a ganhar. Mas é mais barato.

Ano da produção: 2019
Data de compra: janeiro 2023
Preço de compra: €18,65
Local de compra: Portugal Vineyards
Data de consumo: maio 23
Produtor: Adega de Ponte da Barca
Localidade: Ponte da Barca
Enólogo: ?
Acidez Total: (g/dm3) ?º
Açucares residual: ?
Teor Alcoólico (%vol): 13º
Método de vinificação: "?
Aberto quanto tempo antes: 30 minutos
Quantidade de garrafas consumidas: 1
Pontuação: 7/10
Primeiro copo servido a: 11º
Acompanhou: polvo no forno
Pode acompanhar por exemplo:
(385)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Borges Estagiado em Borras Finas (2022): 6/10

Uma das mais recentes tendências é deixar o vinho estagiar com as borras (finas) durante alguns meses. O obejtivo é permitir que o vinho gan...

Textos mais vistos