quarta-feira, 24 de junho de 2026

Casta de excelência da Região dos Vinhos Verdes? Um avesso ganhou o concurso

Começo por dizer que não vejo solução para o problema que suscito, mas também não compete a mim encontrar soluções.

Para isso existem quer a Comissão dos Vinhos Verdes quer os produtores.

Mas 1) sabendo-se que a Alvarinha é a casta de excelência da Região (todos o dizem), é estranho que o Concurso realizado anualmente pela Comissão não reflita isso (desta vez ganhou um avesso); 2) sabendo-se da excelência que certos produtores têm atingido, é estranho que nenhum tenha sido premiado - ou, principalmente, concorrido; 3) finalmente, sabendo-se, porque todos o dizem, e eu também, que a subregião Monção e Melgaço produz os melhores Alvarinhos de Portugal, é estranho que isso não se traduza nos resultados (três medalhas de ouro, apenas uma para a subregião; 10 pratas, cinco ficaram na subregião).

Como já várias vezes aqui escrevi, há um divórcio dos principais produtores da sub-Região relativamente a este concurso. Isso é óbvio. Deve a Comissão desistir de o realizar? Penso que isso não faz muito sentido. Mas alguma coisa deveria ser feita para evitar embaraços como os que aconteceram este ano e já nos anos anteriores. [como é óbvio, não há qualquer crítica da minha parte aos 50 jurados que fizeram parte deste concurso, certamente mais habilitados do que eu para a função. O problema, insisto, é outro]

Apenas nos vinhos verdes com estágio houve domínio da Alvarinha, com duas medalhas em quatro a seguirem para a subregião




Sem comentários:

Enviar um comentário

(alguns) Alvarinhos que já não existem

Têm aparecido novos produtores na Subregião e, principalmente, produtores da zona dos Vinhos Verdes que também fazem Alvarinho. Por isso já ...

Textos mais vistos