domingo, 11 de setembro de 2022

5 anos (de Senhor Alvarinho), 5 vinhos

Há cinco anos iniciei este projeto que, 353 vinhos depois, segue basicamente os mesmos pressupostos: registar da forma mais independente possível (com informações, nota e alguma crítica) todos os alvarinhos produzidos em Portugal, num elogio a uma das melhores castas de vinho branco do mundo.

Assinalo os cinco anos escolhendo 5 vinhos (por razões diferentes, como se vai ver):

Soalheiro Clássico (é virtualmente impossível fazer um alvarinho melhor a menos de 10 euros).

Santigo na Ânfora do Rocim (pela experimentação, pela ousadia, pelo rasgo e, claro, pelo notável resultado final)

Dom Ponciano Espumante Extra-Bruto (provavelmente o melhor espumante de alvarinho feito em Portugal - e não é fácil, já que há cada vez mais e melhores)

Soalheiro Reserva (peçam-me para escolher um alvarinho para o almoço de logo e eu levo este Soalheiro Reserva - acho que pode ser ser qualquer comida!)

Rascunho Colheita Tardia (Sweet) (já tive oportunidade de escrever que este é o melhor alvarinho que alguma vez bebi. A explicação está aqui.  A indicação 'sweet' é para o diferenciar do seu irmão 'dry', também muito bom, mas diferente)


PS - pela lista de compras, é garantido que chegarei aos 400!


2 comentários:

  1. Isto é um serviço público sem subserviência. Houvesse iniciativas destas para outros vinhos e não se comprava '' gato por lebre''.

    ResponderEliminar
  2. Meu comentário é apenas para elogiar o vosso excelente trabalho. Sigo estas orientações para consumo e tenho me dado muito bem com os resultados. Sou leigo no assunto, mas bebedor rotineiro, e aqui eu encontro as informações mais seguras relativamente a Alvarinhos. Parabéns!

    ResponderEliminar

Soalheiro Cota 27 (2022): 7/10

Numa altura em que se percebe uma tendência para que os alvarinhos sejam cada vez mais secos, retirando alguma doçura associada tradicionalm...

Textos mais vistos